Arte Boa Praça

arte, cultura e diversão

Fundada em 1984, a Fundação Simão José Silva tem oferecido, nesses 31 anos de existência, ampla programação de ações culturais que visam (1) ao desenvolvimento do potencial técnico e artístico de crianças, jovens e adultos cataguasenses, através de cursos (oficinas e workshops), seminários e salas de conversa, e (2) à ampliação de conhecimento cultural de moradores e visitantes, com apresentações artísticas cênicas e musicais, além de exposições em artes visuais.

Almejando a ampliação desse repertório, promoveu, em 2007 e 2008 , o Arte Boa Praça, projeto de difusão cultural, de grande alcance quanto a idade, gênero e situação sociocultural do público local.

Em 2015, volta a realizar o projeto, garantindo diversidade e qualidade artística em sua programação, quando serão apresentados shows instrumentais e espetáculos teatrais, no período de 03 a 06 de Setembro. A escolha propõe o reconhecimento e valorização da música instrumental brasileira, contribuindo para sua permanência e também à reinvenção permanente do teatro de rua no Brasil.

 

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS!

 

Andréia Barbosa Silva
Presidente da Fundação Simão José Silva

Newsletter
Assine e receba informações em seu e-mail sobre os projetos da Fundação Simão José Silva!

Programação Arte Boa Praça 2015

 

Dia 3/9 (quinta)

03 set 1
15h*: Espetáculo “Palhaços à vista”, Cia Circunstância de palhaços
Belo Horizonte (MG)


*Sessão para escolas previamente agendadas.

O espetáculo conta a história de quatro palhaços herdeiros de um “cirquinho” que dão o melhor de si para manterem a tradição com alegria e dignidade. Cada palhaço experimenta o prazer de estar no centro do picadeiro, no risco do agora, ser o rei da roda e, não raro, brincar com a ordem estabelecida com suas travessuras e confusões. “Palhaços à Vista” é um espetáculo que perpetua a tradição das artes circenses na rua através do estado de graça do palhaço.

03 set 2
18h30: Espetáculo “De mala às artes”, Cia Circunstância de palhaços


Malasartes, o astuto e justiceiro, é personagem conhecido no mundo inteiro por zombar dos poderosos, dos muquiranas e dos presunçosos. Suas histórias têm origem em contos populares da Península Ibérica e ganharam o mundo. Os palhaços Alegria Também, Guimba, Bambulino, Repimboca e Tica-Tica do Fubá se divertem contando as traquinagens desse matuto personagem. Um espetáculo inspirado em pessoas e artistas que escreveram, poetizaram, cantaram e divulgaram a vida ou as muitas vidas de Pedro Malasartes.

03 set 3
20h30: Show Triunvirato Power Trio - Juiz de Fora (MG)


Formado pelo pianista Sylvio Gomes, pelo baterista João Cordeiro e pelo baixista Claudimar Maia, o trio possui repertório composto por músicas autorais, Música Instrumental Brasileira e Bossa Nova. O Triunvirato Power Trio lançou em 11 de julho de 2013, no MAMM – Museu Murilo Mendes, seu primeiro CD intitulado 'Triunvirato'. Nesse show, apresentará músicas do maestro, arranjador e diretor musical Sylvio Gomes.

Dia 4/9 (sexta)

post1
18h30: Espetáculo “Como a gente gosta”, Grupo Maria Cutia - Belo Horizonte (MG)


“Como a gente gosta” foi concebido para a rua e o texto clássico foi adaptado pelo diretor Eduardo Moreira, que também assina a dramaturgia do espetáculo. Na trama, quatro atores representam nove personagens em um quiproquó de amores provocado pela flecha do cupido. Uma obra que convida o público a pensar sobre o amor, as loucuras dos apaixonados e as distinções entre os universos masculino e feminino. A encenação mescla elementos farsescos/bufônicos e líricos, criando, sempre em intenso diálogo com o público, uma trama cômica e poética. O elenco é formado por Mariana Arruda, Hugo Araújo, Leonardo Rocha e Polyana Horta.

post1
20h30: Show “Jazzidas” Juarez Maciel e Grupo Muda
Belo Horizonte (MG)


Formado em 1998 pelo pianista e compositor Juarez Maciel, o grupo Muda veio, de 1999 a 2010, trabalhando com texturas da música popular, num ambiente camerístico contemporâneo, registradas em seis CDs. Lançado em Cd e DVD, “Jazzidas” contém influências jazzísticas e referências de diversos estilos musicais, como rítmos brasileiros e caribenhos e tem se destacado no refinado terreno da música de câmera jazzística. Em “Jazzidas”, Juarez Maciel vem acompanhado de Manassés Moraes – baixo acústico; Eduardo Campos – bateria; Samy Erick – guitarra; Leonardo Brasilino – trombone; Juventino Dias – trompete e flugelhorn; Jonas Vitor – sax tenor e Serginho Silva – percussão.

Dia 5/9 (sábado)

post1
18h30*: Espetáculo “O Banquete”, Grupo de Teatro formado por alunos das Oficinas da Casa de Cultura Simão Cataguases (MG)


*A peça terá início na Casa de Cultura Simão (Av. Astolfo Dutra, 487, Centro) às 17h45 e seguirá, em cortejo, para a Praça Simão, onde será realizado o segundo ato.

“O Banquete" é uma fábula contemporânea usando como pano de fundo as três maiores religiões da humanidade: o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo. Num ambiente pós- apocalíptico esses três pilares se unem para formarumanovareligiãoe,comela, umnovo símbolo-mártir. Uma história que mistura arquétipos de submissão e poder, vida e morte, a partir do simbolismo religioso de uma terra dividida entre clãs e tribos rivais, onde o homem ainda insiste em repetir velhos padrões e formas de dominação, apesar da hecatombe que destruiu quase toda vida na Terra. A figura feminina é exaltada e subverte o domínio machista-autoritário, mas repete esse mesmo papel tentando se reinventar. Apesar da aparência caótica e do niilismo presente, "O Banquete" deixa um fio de esperança, mesmo que tênue, como possibilidade de uma civilização que insiste em prosseguir.

post1
20h30: Show Renato Borguetti Quarteto
Porto Alegre (RS)


Com 31 anos de carreira, Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional. O músico também cumpre extensa programação em território nacional, levando a música instrumental gaúcha aos mais diversos cantões de nosso Brasil. O instrumental de Borghetti costuma entrar nos arquivos de etnomusic, world music, jazz fusion, mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé. No show “Renato Borghetti Quarteto, onde executa músicas de sua autoria e de outros grandes compositores brasileiros, vem acompanhado pelos músicos Pedro Figueiredo – saxofone e flauta; Vitor Peixoto – bateria e Daniel Sá – guitarra.

Dia 6/9 (domingo)

post1
18h30: “Espetráculo”, Cia. Palavra Voadora - Cataguases (MG)


Escrita e dirigida por Marco Andrade, “ESPETRÁCULO” é uma montagem teatral que narra a história de dois palhaços, Alzhy Minu (Marco Andrade) e Biscuit (Roberta Rodrigues), em situações inusitadas, lúdicas e muito engraçadas. O cenário é a preparação para um show onde as atrapalhadas do casal não dão chances de que algo realmente sério aconteça. A dupla faz rir e refletir sobre o comportamento humano e nossa disposição de construir algo que valha a pena. Biscuit faz o contraponto para Alzhy Minu e vice-versa, numa empatia que possibilita o jogo cênico do pitoresco e do lúdico que só o mundo clown consegue preservar e provocar.

post1
20h30: Show Brascubazz “La Noche Cubana”
Belo Horizonte (MG)


A banda Brascubazz nasce a partir das experiências do percussionista e pesquisador Rafael Leite, durante os quatro anos de realização do projeto La Noche Cubana. Explorando a semelhança cultural entre Brasil e Cuba, o grupo reinventa as possibilidades do Latinjazz, unindo elementos musicais de ambas as culturas, propiciando a mistura entre temas clássicos como Danzón, Son, Chachacha, Guajira e expressões como o Choro, o Baião, o Afoxé e o Maracatu. A banda é formada por Rafael Leite – timbales; Bosco de Oliveira – tumbadoras; Tiago Ramos – saxofone e flauta; Juventino Dias – trompete; Danillo Mendonça – trombone; Gilles Villeneuve – baixo e Bruno Malaguti – teclado.

Como chegar ao local do evento?
Ficha Técnica
  • Programação e Coordenação Geral: Rita Cupertino
    Produção Executiva: Rodney Rocha
    Secretaria Executiva: Ana Paula Mendonça
    Assistentes de Produção: Renatta Barbosa e Rafael Rocha
    Projeto Gráfico e Assessoria de Comunicação: Rodney Rocha
    Ténico de Iluminação: Carlos Alberto
    Técnico de Sonorização: Altamiro Nogueira