Cidade Cenário

O projeto CIDADE CENÁRIO é uma iniciativa da Fundação Simão José Silva e surge com o propósito de alavancar o desenvolvimento sociocultural do distrito de SOBRAL PINTO, situado no município de ASTOLFO DUTRA (MG).

Com um programa de ações a serem desenvolvidas a longo prazo, tem como diretrizes a revitalização patrimonial (material e imaterial), a arte-educação, a capacitação produtiva e o empreendedorismo, e inicia-se, em 2015, com ações voltadas para a arte-educação, através de oficinas de “sanfona”, “ marcenaria” e “confecção de estandartes”. Essas oficinas, oferecidas a moradores de Sobral Pinto e localidades vizinhas, têm como princípio a iniciação ao aprendizado de artes e ofícios que envolvem a cultura de tradição.

Coroando essa primeira etapa, o projeto promove a FESTA da DIVERSIDADE, no dia 21 de maio de 2016, com apresentação da Charola de São Sebastião, do Bairro Sol Nascente, de Cataguases (MG), Mineiro-Pau da Associação dos Idosos de Cataguases, Folia de Reis Anjo Rafael, do Bairro Bela Vista, de Leopoldina (MG), Folia de Reis do Bairro Sol Nascente, de Cataguases, Congado de Nossa Senhora do Rosário, de Visconde do Rio Branco (MG); além de show do Trio Boa Esperança & Tumati e seus Pepinos, composto de músicos vizinhos ao distrito, e show de Oswaldinho do Acordeon, reconhecido em âmbito internacional.

A programação visa valorizar a cultura local e nacional e criar um elo entre os elementos de aprendizado nas oficinas e o que será difundido na festa, que também apresenta ao público uma variedade da comida, dos quitutes e do artesanato da região.

O projeto CIDADE CENÁRIO vem contribuir para fortalecer o vínculo comunitário, a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento sociocultural de SOBRAL PINTO, na medida em que incentiva a participação da comunidade na preservação, criação e produção de bens culturais que representam as humanidades originais da região da zona da mata mineira, aliadas à contemporaneidade.

Desde já, você é nosso convidado. PARTICIPE!!!

Newsletter
Assine e receba informações em seu e-mail sobre os projetos da Fundação Simão José Silva!

Nome:

Galerias

Bênção Inaugural do Cruzeiro

Cortejo acompanhado pela Charola de São Sebastião, do Bairro Sol Nascente, de Cataguases (MG), saindo da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora para bênção inaugural do Cruzeiro de Sobral Pinto.

encontro_fevereiro
Charola e Folguedos da Região

Apresentação de Charola de São Sebastião e de Folguedos (Folias de Reis e Congado) das cidade mineiras de Cataguases, Leopoldina e Visconde de Rio Branco.

marcenaria
Alunos da Oficina de Sanfona

Ministrada pelo mestre Celinho da Vila Santana, a oficina ofereceu 40 horas de aulas, entre os meses de setembro de 2015 e maio de 2016. Tanto as aulas quanto os instrumentos musicias foram oferecidos gratuitamente a todos os alunos.

Trio Nova Esperança & Tumati e seus Pepinos

Inspirados pela tradição, o "Trio Nova Esperança & Tumate e seus Pepinos" tocaram as músicas dos bailes dos sertões, das folias e gafieiras, Xote, Calango e Forró rasgado.

massas
Trio Pé de Serra - Oswaldinho do Acordeon

Sempre mantendo viva suas raízes, o show foi uma grande viagem pela música tradicional nordestina com composições e parcerias marcantes, como “Um tom pra Jobim”, “Forró Feroz” e “Jeito Barroco”, além da relembrança de sucessos dos principais contribuintes para a história do Forró.

Festa da Diversidade

A Festa da Diversidade reuniu grupos de Folguedos e Charola de cidades vizinhas, muita música de qualidade e, para tornar o evento ainda mais delicioso, barracas que ofereceram ao público a possibilidade de comprar uma variedade da comida, dos quitutes e do artesanato da região.

cruzeiro_sobral_pinto
FESTA DA DIVERSIDADE

Coroando o final da primeira etapa do projeto Cidade Cenário, a FESTA DA DIVERSIDADE será realizada no dia 21 de maio, em Sobral Pinto. Todas as atividades são inteiramente gratuitas e com classificação livre! Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

Grupos Folclóricos e Shows

Sempre visando valorizar a cultura local e nacional, a programação da FESTA DA DIVERSIDADE é composta pela apresentação de Charola, Folguedos e de shows musicais de artistas locais e do internacionalmente reconhecido Oswaldinho do Acordeon.

Teve início a Oficina de Estandartes

Primeiro dia da Oficina de Estandartes, ministrada por Paulo Fialho e contando com a presença de moradores de Sobral Pinto interessados em novos aprendizados e na construção de um processo de produção coletiva.

encontro_fevereiro
Mais um encontro memorável da Comunidade de Sobral Pinto

Moradores se encontram para se inscrever e corroborar com a oficina de estandartes que terá início em 05 de março, visando a confecção de estandartes que comporão a decoração cênica da festa da Diversidade.

marcenaria
Marcelo Lavorato executando, com maestria, as barracas que farão parte da Festa da Diversidade

Marcelo é exímio marceneiro e há anos vem desenvolvendo peças em madeira associadas a material de demolição, criando mobiliário original e de caráter sustentável. Nesse trabalho como oficineiro do projeto Cidade Cenário tem a oportunidade de demonstrar sua habilidade técnica e artística.

+ Confira mais fotos

Oficina de Estandartes

OFICINA GRATUITA de ESTANDARTES que será realizada no projeto CIDADE CENÁRIO, nos dias 5, 12, 19 e 26 de março e 2 de abril de 2016, no Salão Comunitário do Distrito de SOBRAL PINTO, das 9 às 13 horas. O ministrante é o artista plástico Paulo Fialho.

massas
D. Clarinda e o preparo da massa de macarrão caseira

Uma ação que valoriza os saberes da Comunidade de Sobral Pinto, resultante dos encontros mensais coletivos realizados pelo projeto CIDADE CENÁRIO. Uma iniciativa que promete grandes frutos!

Oficina de sanfona conduzida pelo Mestre Celinho

No dia 17 de outubro de 2015 teve início, em Sobral Pinto, distrito de Astolfo Dutra/MG, a primeira atividade do CIDADE CENÁRIO, projeto que almeja o desenvolvimento sociocultural do distrito, através de ações artístico-culturais, ambientais e de cunho produtivo.

Idealização: Andréia Barbosa Silva
Concepção de Projeto e Coordenação Geral: Rita Cupertino
Consultoria: Pedro Marcos de Oliveira
Produção Executiva e Comunicação: Rodney Rocha
Design da Logomarca: Bruno Crepaldi
Secretaria Executiva: Ana Paula Mendonça

Ministrantes Oficinas:
Sanfona: Celim; Marcenaria: Marcelo Lavorato; Estandartes: Paulo Fialho.

Colaboradores:
Élica Moreira; D. Clarinda (in memoriam); Daniel Lavorato; Gilberto Lavorato;
Oswaldo Giovannini Jr. (www.cumbuca.org.br); Prefeitura Municipal de Astolfo Dutra; Rodrigo Arruda;
Sebastião Lavorato.

Agradecimentos:
Elenir Lavorato; João de Assis de Souza (Joãozinho Carroceiro); Marcelino Tili; Maria do Carmo Almeida;
Maria Valéria Lavorato; Wanderléia Médice; Zé Gute.