felizquemtoca@gmail.com (32) 9 9129-9436

Conheça a trajetória do Projeto

Em 1997, iniciavam-se as atividades da Banda Feliz é quem Toca, formada por crianças e jovens de Cataguases, com ensaios no Anfiteatro Ivan Müller Botelho, por iniciativa dos músicos cataguasenses Pedro Marcos, Fabiano Mendonça e Rogério Mendonça, o Tumati.

Na virada do século, com a criação do Projeto “Café com Pão, Arte ConFusão”, realizado no antigo CTM – Centro das Tradições Mineiras (Bairro Guanabara), a Banda ficou sob a “batuta” exclusiva do professor Rogério Tumati e foi agregada ao “Núcleo de Percussão” daquele Projeto.

Com o fim das atividades do “Café com Pão, Arte ConFusão”, no final do ano de 2012, os alunos continuaram a se reunir na casa do músico Rogério Tumati, que, por sua conta, manteve as aulas de percussão. Mantendo o objetivo de engajamento dos alunos, em fevereiro de 2013, foi criado o “Projeto Casa do Tumati”.

Com o aumento de alunos que procuravam se envolver nas atividades oferecidas, no final daquele ano o “Projeto Casa do Tumati” passou a funcionar no prédio da Igreja Metodista de Cataguases, na Avenida Astolfo Dutra. Nessa época, com a parceria da arte-educadora Miriam Gaspar, foi possível oferecer aos alunos aulas de Teatro, além das aulas de Percussão. A partir de então, o Projeto passou a ser chamado de FELIZ É QUEM TOCA, herdando o nome, a história, a experiência e a ginga da Banda que começou lá pelos idos de 1997.

No ano de 2014, o Projeto Feliz é quem Toca foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Ascânio Lopes, o que possibilitou três apresentações do grupo, com estrutura de palco, luz e acompanhamento de banda.

Ainda em 2014, as atividades do Projeto (aulas de Percussão) passaram a ocorrer no PINA – Ponto de Integração das Artes (mesmo local que abrigava o CTM – Centro das Tradições Mineiras), com a cessão do espaço pela Agência de Desenvolvimento do Audiovisual da Zona da Mata Mineira, atual gestora do espaço.

Agora, com o seu fortalecimento diante da efetivação do incentivo obtido por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Projeto retoma com força total suas atividades em Cataguases. O Projeto Feliz é quem Toca conta com o patrocínio da Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva, Casa de Cultura Simão, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Fábrica do Futuro e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata.