O melhor dos Anos 80 na Casa Simão
Encerrando a grade selecionada pelo "Sua Banda e sua Peça na Casa Simão", banda Arquivo Vivo resgata a época de ouro do rock nacional.
No sábado, 23 de março, um público formado por quase 150 pessoas esgotou os ingressos e a capacidade máxima do Anfiteatro Ivone Barbosa Silva para reviver, ao som da Banda Arquivo Vivo, o eternizado pop rock brasileiro da década de 1980.

Com um repertorio inesquecível e que até hoje toca nas rádios, Jackson Archete (vocal e violão), Matheus Campista – substituindo Helder Silva – (guitarra), Leandro Abrita (baixo), Lucas Moreira (bateria) e Wesley Ferreira (teclados), apresentaram sucessos de Biquíni Cavadão, Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Ira, Legião Urbana, Lobão, RPM, entre outras bandas que influenciaram toda uma geração.

Segundo o vocalista Jackson Archete, a Banda trabalha há cinco anos com a proposta de interpretar o rock’n’roll do Brasil nos anos 80. “Nossa finalidade é simplesmente não deixar morrer o que de melhor aconteceu naquela década no cenário político e musical do país”. Ele lamentou a ausência do guitarrista Helder Silva (Chinês) que, após se acidentar em jogo de futebol, não pôde se apresentar com o grupo, sendo substituído pelo hábil Matheus Campista (Mala). “O Chinês foi jogar uma pelada, se machucou e acabou quebrando o braço. Então corremos atrás do Mala e ele nos deu essa força. Como nós já esperávamos ele substituiu a altura e estamos pensando em mantê-lo na banda. Não vamos deixar ele sair não [risos]).

O show foi a última atração agraciada pela 2ª edição do “Sua Banda e sua Peça na Casa Simão” – edital da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão que, desde 2011, objetiva fomentar artistas de Cataguases e região. Com um total de 36 inscrições através do www.casasimao.org.br, os seis selecionados receberam uma verba de R$ 2.000,00 (dois mil reais) sendo a Programação 2011/2012 da Casa Simão, responsável pela produção, divulgação e cobertura dos eventos. Todos apresentados no formato “pocket shows” (show de curta duração) no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva.
Os outros cinco selecionados foram: o grupo de choro cataguasense Patápio Silva; o violeiro juiz-forano Fabrício Conde; Banda Zem, de Muriaé/MG e o show de lançamento do álbum “Meu Canto”, da cantora cataguasense, Roberta Lima, além do pocket cênico “A Dona do Jardim dos Guarda-chuvas”, pelos cataguasenses Maria Júlia Garcia e Marco Andrade.

Jackson ainda destacou a funcionalidade das programações culturais em cidades nas pequenas cidades. “São projetos muito importantes. Eu penso que iniciativas como essa, de valorização ao artista local, que determinam o crescimento da cultura em nossa cidade. Essa noite foi fantástica e é disso que precisamos: um espaço bacana e aconchegante. Já sabíamos deste edital por meio de outras bandas que tiveram a oportunidade de tocar aqui na Casa Simão”. Nosso tecladista, o Wesley Ferreira foi quem inscreveu o Arquivo Vivo, tudo isso sem comentar conosco. Depois de aprovada a nossa inscrição, que ele nos deu a notícia para a alegria do grupo todo”, conclui.
O pocket show da Banda Arquivo Vivo encerrou a Programação 2012/2013 da Casa de Cultura Simão. Os eventos apresentados por ela tiveram o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas e patrocínio da Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva, presidida por Andreia Barbosa Silva. O Projeto conta com Rodney Rocha na produção executiva. Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação. E fique ligado, o processo de seleção para o 3º edital “Sua Banda e sua Peça na Casa Simão” já tem data marcada. De 05 de abril à 24 de maio, apenas no www.casasimao.org.br, você poderá inscrever seu projeto gratuitamente. Não perca tempo! Informações pelo (32)3421-2622.