Matrimônio em Cena!
Programação de Eventos da Casa Simão traz a Cataguases espetáculo que discute o casamento antes mesmo dele acontecer.
O Governo de Minas e a Casa de Cultura Simão apresentaram no último dia 19 de setembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, a comédia dramática “O Casório”. Um espetáculo com texto de Marcélli Oliveira e direção de Alexandre Contini, que trata da reflexão feminina sobre relacionamentos, indecisões, perdas e o tempo.

Na peça, as atrizes Tammy di Calafiori, Paula Giffoni, Carol Garcia e Marcélli Oliveira dão vida a quatro noivas, cada uma com uma personalidade diferente e que, por acaso, se encontram em uma sacristia no suposto dia mais feliz de suas vidas, ou seja, o dia de seus respectivos casamentos. A partir daí falam de suas histórias, medos e expectativas para um futuro ao lado dos maridos que escolheram, interpretados pelo ator Eduardo Gil, que também é o responsável pela trilha sonora, ao vivo.

Momentos antes do espetáculo, o elenco recebeu os alunos da Oficina de Formação de Atores da Casa Simão em um descontraído bate-papo, no qual falaram a respeito da carreira de ator e os desafios da profissão. “Hoje, o sucesso profissional do ator vai muito além de um contrato publicitário, ou com uma emissora, ele requer uma versatilidade. A função não se resume em apenas interpretar, ele tem que escrever como também produzir seus próprios trabalhos”, como citou o ator Eduardo Gil.

Deise Tavares, de 17 anos, é aluna da professora Roberta Rodrigues e destacou o momento com o elenco de “O Casório”. “Eles foram muito simpáticos e atenciosos com a gente e gostei quando a Marcélli disse que o ator precisa estar aberto ao mundo, culturas e pessoas. Não posso garantir que serei uma atriz, mas posso dizer que venho aprendendo na Oficina. Isso tem me ajudado em vários aspectos, como este encontro de hoje, inesquecível!”, disse.
Com passagem pelas regiões sul e centro-oeste do país, o espetáculo chega a Cataguases, cidade na qual vive parte da família da atriz Paula Giffoni. Nascida em São Paulo SP, Paula recordou as inúmeras visitas. “Me lembro das festas de final de ano com minha família, e de assistir aos espetáculos do curso de teatro que minhas primas participavam. Percebo desde cedo a vocação artística e cultural de Cataguases, e hoje me sinto realizada em poder me apresentar aqui”, comentou.

Intérprete da “patricinha” Lorena Gouveia, na novela “Passione”, em 2010, na Rede Globo de Televisão, a atriz Tammy Di Calafiori ressaltou os agradecimentos no fim do espetáculo. “Obrigado à equipe da Casa Simão por oferecer este momento prazeroso para nós artistas. Parabéns aos jovens da Oficina de Formação de atores, foi um prazer imenso conhece-los. E Cataguases é linda, quero voltar”, concluiu.
O espetáculo é uma realização da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão 2013/2014, com o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas e patrocínio da Bauminas e Hidroazul. Apoio: Energisa, Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Fundação Simão José Silva, presidida por Andreia Barbosa Silva. O Projeto conta com Rodney Rocha na Produção Executiva. Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.