“Dobradinha Cultural da Casa Simão!”
Duas noites, dois shows e som de categoria.
A Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão iniciou o mês de novembro com duas atrações de qualidade em duas noites consecutivas no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva. Nos dias oito e nove, a chamada Dobradinha Cultural da Casa Simão pôde oferecer a Cataguases nada mais nada menos que dois expoentes do Jazz Instrumental no Brasil: Dudu Lima Trio e Alexandre Scio com o Trio’ Clock.

Contrabaixista de sucesso no Brasil e outros países, Dudu Lima se apresentou na sexta-feira, dia oito, junto a Ricardo Itaborahy (piano, vocais e escaleta) e Leandro Scio (bateria). O show integra a turnê de divulgação de seu mais recente trabalho, “Dudu Lima ao vivo no Cine Theatro Central” em Juiz de Fora/MG. Uma celebração aos quase 30 anos de carreira e que lhe rendeu 6 CDs, 4 DVDs e 1 Vinil.

Com solos nos contrabaixos acústico e elétrico, e um repertório de sonoridade inovadora, Dudu garante que a relação do trio vai além das harmonias. “São cordas mineiras que beberam na fonte do Jazz e que bebem na fonte do choro, do erudito, do samba, do maracatu. Enfim, da música brasileira. Nosso som sintetiza tudo isso que nos encanta. Nós somos três solistas e o trio parece que funciona telepaticamente devido ao prazer de tocar um com outro”, comentou.

O contrabaixista também falou da possibilidade de rodar o mundo e se manter em sua cidade natal, onde escolheu viver. “Consegui uma coisa que seu sempre idealizei que era viajar, porém, continuar morando em Juiz de Fora. Isso me permite também me apresentar em outras cidades do interior de Minas. Cidades que me encantam, assim como Cataguases. Aqui vi que a Andreia, junto com vocês, conseguiu fazer do quintal de uma casa, um quintal da arte. Estão todos de parabéns. Quando estou aqui me lembro Dudu Viana que participou ativamente deste trio, do maestro Edinho Gonçalves, pessoa a qual eu tive o prazer de dedicar este show. Ele que foi muito importante tanto na música em si, quanto no desenvolvimento musical dos filhos que hoje são dois grandes profissionais”, completou.

No sábado, dia nove, foi a vez do Trio’ Clock, encabeçado por Alexandre Scio (guitarra), seguido de Leandro Scio (bateria) e Messias Lott (contrabaixo). O show foi uma das seis atrações agraciadas pelo edital Sua Banda e sua Peça na Casa Simão. Passeando pelas canções autorais em Jazz instrumental brasileiro e releituras da MPB, Alex Scio notabilizou como diferencial da apresentação os ecléticos e arrojados solos da Guitarra Fusion Instrumental, misturando diversos estilos musicais. “A guitarra é um instrumento de liberdade e eu resolvi montar um trio onde eu pudesse dividir o palco com outros músicos que pudessem acrescentar algo na minha proposta musical”, diz.
Alex também comentou a respeito da inscrição do Trio’Clock no “Sua Banda e sua Peça na Casa Simão”. “Eu conversei com a Filó Toledo (produtora), e ela comentou a respeito deste edital aqui em Cataguases. E Cataguases é uma cidade fantástica e vocês têm mantido isso aceso aqui. Eu invejo no bom sentido. Lá em Juiz de Fora existe uma galera jovem iniciando na música e querendo movimentar, mas encontra dificuldade de espaços para se apresentar”, completa.
A Dobradinha Cultural foi realizada pela Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão 2013, que atua com o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas e patrocínio da Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva, presidida por Andreia Barbosa Silva. O Projeto conta com Rodney Rocha na Produção Executiva; Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.