Oficina Poéticas do Corpo em Diálogo Audiovisual
Em sua primeira atividade no ano, Casa Simão promove workshop audiovisual.
Ciente de que Cataguases vive uma relação cada vez mais intensa com o mundo audiovisual – seja pela herança do precursor Humberto Mauro, pela efervescência das produções independentes que acontecem na cidade, ou então pela instalação do Polo da Zona da Mata – a Fundação Simão José Silva, através da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão, realizou durante os dias 29, 30 e 31 de janeiro o workshop “Poéticas do Corpo em Diálogos Audiovisual”.

Primeira atividade promovida em 2013, a oficina gratuita foi ministrada pelo ator e bailarino Marcus Diego. Com dinâmicas na abordagem pedagógica, foram três dias de exercícios no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva, nos quais os 10 participantes selecionados após inscrições pelo www.casasimao.org.br, produziram vídeos e descobriram as possibilidades do corpo em interagir com estímulo de imagens.

De acordo com Marcus, a oficina é dividida em três etapas, da seguinte maneira: “No primeiro momento ela esclarece o que é o audiovisual, como um suporte para quem nunca teve contato com esse universo de uma forma mais íntima. Na segunda etapa, começamos a explorar o autoconhecimento e os cinco sentidos, para adquirir confiança e saber usar o corpo a favor desse trabalho. E no terceiro momento pensamos em como produzir uma obra audiovisual e quais instrumentos são necessários para se construir esse trabalho. Concepção de ideias, elaboração de roteiro, execução e um produto final que expresse de alguma forma os sentimentos de cada participante”, explica. Os dois vídeos realizados pelos oficineiros como produto final do workshop podem ser acessados no canal oficial da Casa Simão no Youtube, no link www.youtube.com/fundacaosimao.
Em Cataguases nas últimas semanas para as filmagens do curta-metragem “Projeto Glória”, dirigido pelo cataguasense Rafael Aguiar, a atriz carioca Beta Rodrigues é graduanda em artes cênicas da Casa de Artes das Laranjeiras (CAL). Ela soube do workshop através da página da Casa Simão no Facebook e ampliou sua estadia na cidade. “Resolvi fazer a oficina para conhecer mais sobre a linguagem audiovisual, enxergar as coisas de um modo diferente no sentido literal. Eu estudo teatro, palco e não tenho tanta experiência com enquadramentos e câmera. Esse curso foi meu primeiro passo, se no futuro eu trabalhar novamente em produções audiovisuais, vou vivenciar com outro olhar”.

Segundo o gestor executivo da Programação de Eventos da Casa Simão, Rodney Rocha, 2013 promete ser um ano de muitas realizações na cidade. “Este ano nossa Programação ampliará a proposta de manter acessível aos cataguasenses eventos de qualidade, contando com artistas brasileiros já renomados, que normalmente se apresentam apenas em grandes centros. Shows e espetáculos de repercussão nacional, mas, sem deixar de valorizar nossos talentos locais. Por isso, abrimos 2013 com essa oficina de capacitação coordenada pelo cataguasense Marcus Diego. Ainda realizaremos um show com a Banda Arquivo Vivo e lançaremos um novo edital para seleção de bandas musicais e grupos de teatro da nossa região”, salienta.
A Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão tem o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas, além do patrocínio da Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva, presidida por Andreia Barbosa Silva. O projeto ainda conta com Rodney Rocha na produção executiva. Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.