“Renato monta barraca no Mercado da Casa Simão”
Show marca o retorno do músico à Cataguases.
Após 15 anos vivendo em Belo Horizonte e próximo de completar um ano de retorno à Cataguases, o cantor e compositor Renato Barushi, enfim, realizou seu tão aguardado show na cidade. Ele foi uma das seis atrações selecionadas pelo edital Sua Banda e sua Peça na Casa Simão 2013 e se apresentou no palco do Anfiteatro Ivone Barbosa Silva na noite de sexta-feira, 13 de dezembro.

Com as dependências ornamentadas em referência ao título Renato & o Marcado – que também batiza o primeiro CD do artista – a Casa de Cultura Simão se transformou em uma farta venda, remetendo o público às casas de comércio do Brasil Império do século XIX. Um trabalho de direção de arte assinado por Renatta Barbosa e Gabriel Nunes, com a assistência de Vinícius Branquinho (Kadim).

No palco, além da projeção da música Sem Reparo – a primeira do compositor cataguasense a ganhar uma versão em videoclipe – Renato foi acompanhado por Bruno Vieira (Mahais) nos teclados, Helder Silva (Chinês) na guitarra, Leandro Abritta no contrabaixo, Tiago Viana na bateria, Anna Quintão (Kekei) e Angélica Diniz nos vocais, Júnior Pachiega (bateria) e Gabriel Nunes no pandeiro. Juntos, deram um brilho incomum a um repertorio de canções autorais e interpretações da MPB como: Naquela Mesa, de Nelson Gonsalves e Heavy Metal do Senhor, de Zeca Baleiro.

Em entrevista, Renato destaca seu retorno à Cataguases como uma oportunidade de reconstrução artística. “Eu imaginava voltar a Cataguases para retomar o folego e tentar minha carreira no Rio de Janeiro ou Recife, onde a cena musical é muito boa. Planejava divulgar meu primeiro trabalho autoral em uma dessas cidade, porém, em Cataguases eu encontrei qualidade de vida, minha família e meus amigos por perto, e espaço para poder criar, divulgar meu trabalho e viver da música. Hoje vejo que posso tocar nos grandes centros sem sair da minha cidade e continuar obtendo o reconhecimento do trabalho”.
Reconhecido pela crítica especializada, o CD Renato & o Mercado, em 2012, foi selecionado para o 23º Prêmio da Música Brasileira. Ao retornar a Cataguases, Renato trouxe consigo uma nova bagagem profissional e garante compartilha-la com os músicos locais no intuito de impulsioná-los. “O artista vive de autos e baixos, e os momentos em baixa devem ser aproveitados pelo lado positivo, como uma oportunidade de reflexão e criação. Por mais que se tenha aptidão, é necessário um estudo constante. É 90% de transpiração e 10% de inspiração”, conclui.
O pocket show de Renato Barushi integra a lista agraciada pelo edital Sua Banda e sua Peça na Casa Simão e encerra as atividades da Instituição em 2013, que retomará os trabalhos da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão no fim de janeiro do ano que vem. Patrocínio: Bauminas e Hidroazul, com o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas. Apoio: Fundação Simão José Silva – presidida por Andreia Barbosa Silva. O projeto conta com Rodney Rocha na Produção Executiva, Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.