“Aumenta que isso aí é Rock’n’Roll!”
Tributo ao lendário guitarrista Celso Blues Boy, “Quem foi que falou que morreu o rock’n’roll?” foi a última atração apresentada pelo edital Sua Banda e sua Peça na Casa Simão no palco do Anfiteatro Ivone Barbosa Silva.
O tom da noite da última sexta-feira, 18 de outubro, foi dado pela banda cataguasense Stone Age, liderada pelo contrabaixista Leandro Abrita, acompanhado pelos músicos Matheus (Mala) Campista (guitarra), Philipe Antunes (vocal) e Tiago (Pé) Viana (bateria). Juntos, movidos pela emoção em homenagear ao “Rei do Blues no Brasil”, tocaram um repertório com canções que presentes na memória de muitas pessoas, e que levaram a plateia ao coro de uma só voz.

Em um bate papo após o show, Leandro Abrita - responsável pela inscrição do projeto, ressaltou a importância da aprovação no edital para a execução do tributo. “Nosso trabalho sempre foi voltado para o rock dos anos 70 e 80, e com o falecimento do Celso, resolvemos produzir um show de homenagem. O projeto já estava no papel e essa seleção no Sua Banda e sua Peça na Casa Simão era o incentivo que faltava para que nós pudéssemos executá-lo”.

Falecido em agosto de 2012 em decorrência de um câncer na garganta, o vascaíno Celso Ricardo Furtado de Carvalho – Celso Blues Boy – foi um dos primeiros músicos a cantar blues em português e reuniu uma legião de fãs espalhados pelo Brasil e exterior nas quase quatro décadas de carreira.

Durante a realização do Rock in Rio 2013, considerado um dos maiores festivais de música do mundo, a morte do ídolo parece ter passado em branco e o fato chamou a atenção do baterista Tiago Viana (Pé). “Fiquei triste porque nesta última edição o Celso também merecia uma homenagem pela organização do evento”.
Já o guitarrista Matheus Campista (Mala) comentou sobre a façanha que o levou ao primeiro encontro com o Celso Blues Boy. “Na adolescência eu já tocava guitarra e já era fã incondicional do Celso. Quando eu tinha 14 anos, ele veio a Cataguases fazer um show no Clube do Remo e, até então, eu não poderia assisti-lo por conta da portaria que era de 16 anos. Mas com uma ajudinha do meu Pai eu consegui burlar a segurança e até visita-lo no camarim. Na minha opinião ele foi o único brasileiro que até hoje conseguiu traduzir a essência e o sentimento do blues americano. O Celso foi fiel à origem do gênero tanto na guitarra quanto nas letras, só que em português”.
O edital Sua Banda e sua Peça na Casa Simão é fruto da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão 2013/2014. Incentivo: Lei Estadual do Governo de Minas. Patrocínio: Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva, presidida por Andreia Barbosa Silva. O Projeto conta com Rodney Rocha na Produção Executiva, Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.