Oficina de Iniciação Teatral da Casa Simão 2014
Professores ministram as primeiras aulas no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva.
Está oficialmente aberta a 4ª temporada da Oficina de Iniciação Teatral da Casa de Cultura Simão! Nos dias 14 e 15 de julho as turmas coordenadas pelos professores Marco Andrade e Roberta Rodrigues deram inicio a um intenso trabalho que se estenderá pelos próximos meses.

De julho a dezembro, os 40 selecionados terão, além das aulas regulares de interpretação, workshops para concepção de figurinos e cenários que irão compor o espetáculo de conclusão do curso.

O curso, que é gratuito e direcionado para estudantes maiores de 14 anos e educadores integrantes da rede pública e particular de ensino em Cataguases e região, recebeu este ano aproximadamente 70 canditados.

Para se formar duas turmas com 20 alunos cada, foi necessário um processo de seleção. Uma dinâmica na qual os coordenadores puderam avaliar interesse, disponibilidade e aptidão de cada canditado, além de criar uma lista excedente com os não selecionados. (O vídeo pode ser visto no site www.casasimao.org.br).

Aprovado no processo de seleção, Mario Ferreira destacou a alegria de ingressar no curso, através de postagem em rede social. "É uma oportunidade dada também a nós de Cataguases, berço do cinema, cidade de tantos artistas, colocarmos em prática nossos desejos em forma de personagens. Espero sinceramente que seja um grande momento de contribuição mútua," escreveu.

Para o professor Marco Andrade este primeiro contato superou as expectativas. "Acima de tudo, esta iniciativa nos possibilitou encontrar pessoas, principalmente jovens que querem fazer teatro, querem vivenciar esta arte transformadora".

A professora Roberta Rodrigues se surpreendeu ao saber que a Oficina é assunto recorrente entre os jovens de Cataguases. “Eu perguntei como eles souberam do curso e a maioria disse que foi através de pessoas que já participaram da Oficina, ou então que assistiram os espetáculos de conclusão. Isso é bacana, é sinal que nossa proposta vem sendo cumprida e que o trabalho está dando certo".
“Que sejam muito bem-vindos os professores e os novos alunos! Orgulha-me muito tê-los aqui na Casa, eles alimentam ainda hoje o sonho de nosso fundador, que, como é sabido de todos, nutria uma paixão especial pelo teatro. Em 2014 comemoramos três décadas de atuação. É muita alegria! Venham, a casa é de vocês!” Foram as palavras da presidenta Andréia Simão.

"É sempre com expectativa que a Fundação recebe estes alunos. O Teatro oferece uma oportunidade de construção pessoal. Esperamos deles um grande envolvimento, para que se conheçam melhor, se expressem melhor e se projetem de forma individual e coletiva. De nossa parte, trabalharemos para oferecer um curso cada vez mais qualificado", declara a nova Diretora Executiva da Fundação Simão José Silva, Rita Cupertino – profissional que se junta à equipe para fazer com que este e demais projetos cumpram gradativamente suas funções sociais e culturais.
A oficina de Iniciação Teatral é uma promoção da Casa de Cultura Simão em projeto executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Patrocínio do Grupo Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva.