Teatro Infantil no mês das Crianças
Pelo projeto "Teatro, Arte e Educação", Fundação Simão promove espetáculo em escola da Rede Municipal de Ensino.
Para celebrar o mês das crianças a Fundação Simão José Silva/ Casa de Cultura Simão – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – trouxe a Cataguases o espetáculo infantil, “Pés Descalços”, com o Grupo Morpheus Teatro, de São Paulo (SP).

A apresentação aconteceu na sexta-feira, 3 de outubro, no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha (CAIC), reunindo alunos das Escolas Municipais: José Soares Gonçalves (Bairro Ibrahim); Folhinha Verde (Bairro Bom Pastor) e Creche Municipal Esperança (Bairro Santa Clara).

O espetáculo narra o encontro de Florência e Rodolfo, dois bonecos de naturezas distintas. Ela, intrépida e falante, e ele, tímido e contemplativo, constroem, um mundo de poesia e aventuras dentro de um simples tanque de areia, sem muros e com os pés descalços.

Para a diretora da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha (CAIC), Cristiane Antoniol, esta iniciativa traz algo incomum na vida dos alunos. “Nossas crianças não têm contato com esse tipo de arte e a escola está sempre aberta a essas novidades. Ficamos felizes em receber alunos de outras escolas e quando quiserem estaremos sempre abertos para estes eventos culturais”, disse.

Sob a coordenação de Verônica Gerchman e João Araújo, o ‘Morpheus’ desenvolve uma linguagem teatral experimentando a animação de bonecos, máscaras e teatro físico. Vencedor do Prêmio Funarte de Teatro – Myriam Muniz, já se apresentou em festivais pela América do Sul, Europa e Ásia, além de diversas cidades do território brasileiro – inclusive Cataguases, quando, em 2013, por intermédio da Programação da Casa de Cultura Simão, esteve em cartaz com a peça, ‘O Princípio do Espanto’.

Segundo Verônica, o teatro de animação possui grande identificação com o ambiente escolar. “Encontros como esse agem como um facilitador do ‘brincar da criança’ pois ela tem uma incrível capacidade de construir espaços imaginários e realidades diferentes”, explica.
O evento foi uma ação promovida pela Fundação Simão José Silva/ Casa de Cultura Simão, através do projeto "Teatro, Arte e Educação" – executado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A atriz-palhaça e professora da Oficina de Iniciação Teatral da Casa Simão, Roberta Rodrigues, é a proponente do projeto. Ela afirma que apresentações em escolas incentivam alunos e profissionais da educação a se interessarem pela cultura teatral. “É uma ação que instiga a capacidade de imaginação dos espectadores e dissemina a arte cênica para todos”, conclui.

O projeto "Teatro, Arte e Educação" conta com o patrocínio do Grupo Bauminas.