Para reviver a infância!
Espetáculo “Por parte de Pai” e Oficina “Da Brincadeira a Arte” encantam cataguasenses.
De volta a Cataguases após quatro anos, o Grupo Atrás do Pano, de Nova Lima/MG, esteve em cartaz no Centro Cultural Humberto Mauro na sexta-feira, 22 de agosto, e reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas..

Desta vez o grupo apresentou o espetáculo “Por Parte de Pai”, contemplado pelos prêmios ‘Sinparc’, de melhor espetáculo e ‘Myriam Muniz’, da Funarte e Cena Minas. O texto é inspirado no livro homônimo do escritor mineiro, Bartolomeu Campos de Queirós, que na obra retrata passagens da própria infância vivida na casa dos avós paternos.

Bartolomeu, na peça, se transforma no menino Antônio, sutilmente interpretado pela atriz Antônia Claret. O personagem revela ao espectador um universo rico em detalhes e sentimentos, seja pelo som do velho rádio, ou pela navalha e o pincel de barbear manuseado pelo avô. O garoto é neto de Maria e Joaquim e amigo do galo Jeremias. A avó lhe dá banho na bacia, e o avô, joga no bicho e escreve os acontecimentos da cidade na parede da casa.

A educadora Maria Lúcia Pacheco do Carmo esteve na plateia e relembrou que, em 2011, assistiu a uma palestra do autor em Belo Horizonte. “Naquele dia ele contou que aprendeu a ler e escrever observando o que o avô anotava na parede. Fiquei encantada com aquilo e imaginando como seria aquela cena. Por isso decidi assistir a peça e os atores expressaram exatamente da forma como imaginei”, disse.

O espetáculo tem a dramaturgia de Carlos Rocha e direção de Epaminondas Reis. Além de Antônia, o elenco também conta com Myriam Nacif, Paulo Thielmann e Guda Coelho. Fatores como a religiosidade e a vida no interior chamam a atenção do ator Paulo Thielmann, que na peça interpreta Joaquim, avô de Antônio. “A memória de infância é quem define nossa cultura e neste livro o grupo descobriu a essência da ‘mineiridade’ na infância do Bartolomeu”, explica.

OFICINA ‘DA BRINCADEIA A ARTE’

Além do espetáculo, o ‘Atrás do Pano’ também ministrou a oficina ‘Da Brincadeira a Arte’, envolvendo professores e artistas de Cataguases e região. O workshop aconteceu na Casa Simão, nos dias 20 e 21/08 e desenvolveu uma série de práticas lúdicas.
Integrante do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) em Cataguases, Cacati Sousa avaliou de forma positiva a experiência. “Foram dinâmicas maravilhosas que proporcionaram um clima e um ambiente muito bom entre os participantes. Todos focados e interessados no conteúdo”, revelou.

Para Myriam Nacif, atriz do Grupo Atrás do Pano e uma das coordenadoras da oficina, este workshop forma grupos ao mesmo tempo diferentes e muito parecidos. “São educadores e artistas que se encontram com o mesmo objetivo pois quem trabalha com arte e educação sabe o valor da brincadeira. Os artistas aplicam estes exercícios em seus aquecimentos e os professores na sala de aula”, conclui.
O espetáculo ‘Por parte de Pai’ e a oficina ‘Da Brincadeira a Arte’ foram ações desenvolvidas pela Casa de Cultura Simão em projeto executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Patrocínio do Grupo Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva.