Notícias

“TEATRO: Sobre Sonhos e Outros Amores"
Alunos do professor marco Andrade emocionam o público com texto lúdico e reflexivo.
“De que são feitos os sonhos? O que são sonhos? De onde vêm? Pra onde nos levam? Nós somos feitos da mesma substância que os nossos sonhos”.

A partir destas indagações se fez a “colcha de retalhos” que traduziu a peça “Sobre sonhos e Outros Amores”, apresentada na noite de quinta-feira, três de abril, no lotado Anfiteatro Ivone Barbosa Silva.

O espetáculo marcou o encerramento de mais uma temporada da Oficina de Formação de Atores da Casa Simão – projeto que atende de forma gratuita maiores de 14 anos, integrantes da rede pública e particular de ensino.

Dividida em pequenos monólogos com texto e direção assinados pelo professor Marco Andrade, a turma ainda contou com um elenco formado por Camila Cardoso, Caroline de Souza, Eliane Carvalho, Helena Fernandes, Luana Soares, Rosália Sousa, as irmãs Sthefani e Taynara Maximiano, Thaylis Carneiro, Yasmim Lopes, Benvindo Rodrigues, Heitor Werneck, Renan Sousa, Silas Queiroz e Tarcísio Vória.

Segundo Marco Andrade (Marquinho), todo o processo criativo de construção do espetáculo transcorreu no asfalto, entre noites mal dormidas em rodoviárias e ônibus. “A distancia entre Rio e Cataguases serviu para burilar as ideias e o texto ia ganhando vida á medida que o cansaço era superado pela euforia e a febre da criação. Durante o curso, desafios foram experimentados de forma intensa com a entrega dos alunos, que resistiram e ousaram seguir até o fim – que não é o fim, mas um recomeço”.

Uma das alunas do curso, a cantora Thaylis Carneiro disse ter sido “lindo viver todo esse processo! Estou emocionada pela nossa vitória, a vitória da turma, a vitória de cada um de nós. Agradeço ao Marquinho por dividir sua arte tão generosamente conosco. Minha alma tá gargalhando de uma emoção ímpar”.
O estudioso e crítico teatral, Paulo Fialho, esteve na plateia, e, no dia seguinte, em carta a punho endereçada à Casa Simão, teceu um breve comentário sobre o que assistira. “Fazia bastante tempo que eu não ia ao Teatro. O texto é maravilhoso e na minha cabeça ficou como uma ‘apologia do sonho’. O sonho é uma ‘irrealidade real’ porque quando dormimos liberamos uma energia condensada que nada mais é nosso corpo físico de encontro com nosso verdadeiro Eu. Estão de parabéns”, salientou.
A Oficina de Formação de Atores integra a Programação de Eventos da Casa Simão que atua com o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas. Patrocínio: Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva – presidida por Andreia Barbosa Silva. O projeto conta com Rodney Rocha na Produção Executiva, Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.