“Teatro & Educação"
Com crianças da rede municipal de ensino na plateia, Oficina de Formação de Atores apresenta mais um espetáculo de conclusão.
Às 15h de sexta-feira, dia 11/04, a turma dirigida pela professora Roberta Rodrigues na Oficina de Formação de Atores da Casa Simão apresentou a comédia “Em Terra de Ouro, quem tem Diamante é Rei”.

Assim como a peça “Sobre Sonhos e outros Amores”, em cartaz no último dia quatro com os alunos do Professor Marco Andrade, o espetáculo também celebra a conclusão de mais uma temporada da Oficina de Formação de Atores da Casa Simão – projeto que atende de forma gratuita maiores de 14 anos, integrantes da rede pública e particular de ensino.

Conduzida por um coro de belas moças e dois narradores que anunciam os demais personagens, a história revela um crime mal planejado em uma cidade rica em ouro, onde apenas o Rei – Coronel Inocêncio – possui dois belíssimos Diamantes batizados de Isa & Bela, homenageando sua adorada filha.

No elenco estão: Alexsander Rocha, André Campos, Caroline Oliveira, Cláudia Cermak, Deise Tavares, Eduarda Souza, Elias Rodrigo, Ícaro Furtado, Ivaldo Neto, João Victor Araújo, Joiceh Souza, Laís Carvalho, Larissa Barcaro, Mari Moura, Maycon Carvalho, Murilo Quirino, Paloma Fernandes, Rafaella Marquezine, Raphael Lacerda, Roberta Ferreira, Tatiana Souza, Thaiany Moura, Vanessa Peres, Vanilza Henriques, Vinícius Branquinho e Wesley Madrid.

O oficineiro Vinícius Branquinho é conhecido pelo virtuosismo nas apresentações circenses como Palhaço Kadim. Ele conta que a oportunidade em participar da Oficina de Formação de Atores da Casa Simão surgiu em um momento mais que oportuno. “Fazia Teatro em outro espaço aqui em Cataguases. Mas, infelizmente ele acabou fechando. Aí soube das inscrições para a Oficina da Casa Simão e entrei com o objetivo de desenvolver a fala, dicção, texto e interação com a plateia por conta do trabalho que realizo no IDAIC (Instituto de Desenvolvimento Agro-Industrial de Cataguases)”.

O texto é uma livre adaptação da peça “Os Diamantes do Grão-Mogol”, de Maria Clara Machado. De acordo com Roberta, que também assina a direção, houveram algumas mudanças em relação numero de personagens. “Aumentei o número de personagens para que todos os alunos pudessem participar. Conseguimos montar dois espetáculos nesta temporada: ‘À Procura do Amor’ e ‘Em Terra de Ouro, quem tem Diamante é Rei’. A iniciativa partiu dos próprios oficineiros que se sentiram realizados na primeira peça apresentada em dezembro. Fizemos esta segunda montagem em menos de dois meses e foram ensaios cansativos pois não é fácil ensaiar uma turma de 30 alunos neste curto espaço de tempo. Mas eles foram muito prestativos, conciliando os ensaios com a escola. Graças ao esforço de cada um ficamos muito satisfeitos com o resultado”.
Convidados da Casa Simão, na plateia estavam os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Antônio Amaro, acompanhados pela professora Luciene Moraes. Segundo ela o teatro é uma importante ferramenta pedagógica. “Essas apresentações contribuem de forma lúdica à educação infantil. Sempre que houver este tipo de evento, queremos, com certeza, estar presentes”.
A Oficina de Formação de Atores integra a Programação de Eventos da Casa Simão que atua com o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas. Patrocínio: Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva – presidida por Andreia Barbosa Silva. O projeto conta com Rodney Rocha na Produção Executiva, Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.