Notícias

Espetáculo “A Cidade do Casamento”

Alunos de escolas cataguasenses assistem à Trupe Minduim na Casa de Cultura Simão.
O projeto “Teatro, Arte e Educação” apresentou na tarde de quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015, na Casa de Cultura Simão, o espetáculo infantil “A Cidade do Casamento”, com a Trupe Minduim.

Baseado no livro homônimo da jovem escritora, ilustradora e atriz cataguasense, Renatta Barbosa, a peça conta de maneira divertida a curiosa história do Poeta Zé Tomé, que entrou em apuros numa terra sem poesia. Em ritmo dos cordéis nordestinos, Gabriel Nunes Tupinambás e Renatta Barbosa se desdobraram em vários personagens, embalados pela música de Thaylis Carneiro.

Segundo Renatta, o livro foi lançado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cataguases (Lei Ascânio Lopes) e, além da publicação, foi também realizada uma série de apresentações em escolas da cidade. “É sempre muito bom ver as crianças envolvidas com arte, e, tendo em vista que Cataguases é uma cidade cultural, é um propósito nosso não deixar isso se perder! Acho muito bacana a iniciativa dos professores em adotar o livro para a sala de aula e, a partir dele, desenvolver outros trabalhos. Enquanto escritora posso dizer que me sinto realizada”.

O evento recebeu 110 alunos do município, divididos entre o 3º e 4º ano da Escola Estadual Coronel Vieira, o 5º ano do Colégio Soberano e o 8º e 9º ano da Escola Municipal Astolpho de Rezende (Distrito de Sereno) que, sob a batuta da professora Raquel Pereira, também apresentou uma esquete desenvolvida a partir da história do Poeta Zé Tomé. “Fiquei muito feliz em encontrar o trabalho da Renatta e encantada com os versos, a musicalidade e as rimas do livro!”, revelou a professora.

O Projeto “Teatro, Arte e Educação” atua via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o Patrocínio do Grupo Bauminas e apoio da Fundação Simão José Silva/ Casa de Cultura Simão.