Cia. Catibrum Teatro de Bonecos emociona público com o espetáculo “O Som das Cores”

Os cinco sentidos humanos nunca estiveram tão aflorados como na noite de 20 de março, no Centro Cultural Humberto Mauro. Promovido pela Fundação Simão José Silva, mais uma vez a Catibrum Teatro de Bonecos surpreendeu Cataguases, ao apresentar o espetáculo “O Som das Cores”.

Com roteiro e direção de Lelo Silva, a peça apresenta o universo da imaginação de uma jovem que, aos 15 anos, perde a visão e passa a viver em uma nova realidade, na qual precisa desenvolver seus outros sentidos para sobreviver e superar seus medos.

Para tornar este mundo possível, a Cia. de Belo Horizonte ousou na criatividade da composição do cenário que, junto à iluminação e sonoplastia, deram o tom perfeito para a interpretação dos atores Camilla Melo, Beto Militani, Rooney Tuareg e Leandro Marra.

De acordo com Lelo foram nove meses de trabalho no ateliê para produzir o espetáculo. “Foi uma profunda imersão: ensaio, confecção, desenho, criação, figurino. Fizemos uma pesquisa profunda, literalmente vendamos os olhos e vivenciamos o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual”, explicou o diretor.

Após o espetáculo, os intérpretes exibiram os bonecos e conversaram com a plateia. “Por trabalhar nessa área, já conhecia a Catibrum. Adorei as técnicas utilizadas, principalmente a dinâmica das luzes dentro do cenário”, disse Fernanda Pinheiro, coordenadora do Grupo GPTo Teatro de Bonecos, do Instituto Francisca Peixoto, de Cataguases.

“Estou encantada, é uma forma de estimular a imaginação diferente do teatro convencional. Minha filha tem cinco anos e se envolveu do início ao fim da peça”, comentou a professora Silvana Fani.

“O Som das Cores” foi realizado por meio de parceria com a Energisa e Fundação Ormeo Junqueira Botelho e faz parte do projeto “Teatro - Arte e Educação”, que acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Grupo Bauminas, apoio da Fundação Simão José Silva / Casa de Cultura Simão. .