Teatro Brincante - ARTE VIAJANTE

OFICINAS DE INICIAÇÃO TEATRAL
Turmas 2018

APRESENTAÇÃO:
As Oficinas de Iniciação Teatral têm como finalidade utilizar as artes cênicas como instrumento de aprendizagem artístico-cultural e também de autoconhecimento. Elas se destinam a qualquer aluno a partir de oito anos de idade, educadores, atores, jovens e adultos praticantes das artes cênicas.

QUEM SÃO OS MINISTRANTES?
- ROBERTA RODRIGUES DE ARAÚJO: Atriz Palhaça - Graduada em Pedagogia; Ministra o curso de Formação de Atores da Casa de Cultura Simão, desde 2011; Dirigiu, escreveu e adaptou os espetáculos: “Dom Lingote” (2011); “O Santo e a Porca” (2012); “À procura do Amor” (2013); “Em terra de ouro quem tem diamante é Rei” (2014); “Sonho de uma Noite de Verão” (2014); “Mortos Vivas” (2015). Coordenou o Projeto Doutores Cura-Cura, do Inst. Francisca de Souza Peixoto, 2008 até 2015.

CARLOS SÉRGIO BITTENCOURT: Autor teatral, diretor, ator, roteirista, contista e professor de interpretação para teatro, cinema e televisão. Estudou no Conservatório Nacional de Teatro (RJ). Na década de 90 participou de workshops no Actor’s Studio de Nova York e em Genebra, na Suíça. Possui registro de Ator e Artista, além de ser filiado à SBAT. Foi coordenador do projeto Caminho das Águas, evento patrocinado pela Sec. Est. de Cultura de MG. Sua segunda peça, “Sorri Periferia”, foi dirigida pelo ator e diretor Nelson Xavier. Entre 1998 e 2017, escreveu e dirigiu os espetáculos apresentados na Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves, em Cataguases (MG).

ANA CAROLINA ABRITTA NAMORATO (CAROL ABRITTA): Cursando Artes Visuais, pela Univ. Norte do Paraná. Curso de Teatro da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves. Atuou no Grupo “Doutores Cura-Cura”, do Inst. Francisca de Souza Peixoto, de Cataguases. Protagonista das peças “A Quarta Parede” e “2.217 – Uma Odisseia Pós-Led”, 2013 e 2017. Atriz do Grupo Toca, de Cataguases, com o qual foi protagonista das peças “Alice no País das Maravilhas” (2016), “Frozen” (2016) e “O Mágico de OZ” (2016).

QUEM PODE PARTICIPAR? QUANTAS VAGAS SERÃO OFERECIDAS?
Serão oferecidas até 60 (sessenta) vagas, distribuídas entre três turmas formadas a partir dos seguintes critérios:

Turma Infantojuvenil, para alunos de 8 a 13 anos de idade (20 vagas):
- Apenas para estudantes devidamente matriculados em escolas da rede pública e particular.

ATENÇÃO: Devido ao elevado número de inscrições, os alunos inscritos foram divididos em duas turmas:
- De 8 a 11 anos de idade: Aulas aos sábados, das 9h às 10h40, com a professora Roberta Rodrigues.
- A partir de 11 anos: Aulas aos sábados, das 10h40 às 12h20, com a professora Roberta Rodrigues.

Turma de Jovens e Adultos Iniciantes, para alunos a partir de 14 anos de idade (20 vagas):
- Aulas às quintas-feiras, das 16h às 18h, com os professores Carlos Sérgio Bittencourt e Carol Abritta.

Turma de Jovens e Adultos em Formação Continuada, para alunos a partir de 16 anos de idade (20 vagas):
- Apenas para alunos que já tiveram experiências em cursos regulares ou livres de teatro;
- Aulas às quintas-feiras, das 18h30 às 21h, com os professores Carlos Sérgio Bittencourt e Carol Abritta.

Alunos menores de 18 anos de idade selecionados para a Oficina deverão apresentar, no primeiro dia de aula, a declaracao de autorização assinada pelo RESPONSÁVEL LEGAL (baixar declaracao).

QUAL A DURAÇÃO DA OFICINA?
- Turma Infantojuvenil: 60 horas/aula.
- Turma de Jovens e Adultos Iniciantes: 60 horas/aula.
- Turma de Jovens e Adultos em Formação Continuada: 84 horas/aula.

As aulas serão ministradas semanalmente, com previsão de serem realizadas de Junho de 2018 até Abril de 2019, na Casa de Cultura Simão, na Avenida Astolfo Dutra, 487, Centro, Cataguases (MG).

QUANTO CUSTA?
As inscrições e todo o processo de capacitação são GRATUITOS. Não haverá cobrança de qualquer taxa dos alunos para participação nos espetáculos de conclusão do curso. Figurino, cenários e quaisquer outros recursos necessários para realização das atividades serão de inteira responsabilidade do projeto Teatro Brincante - Arte Viajante.

ATENÇÃO:
- Antes de se inscrever, LEIA ATENTAMENTE o EDITAL 2018 (baixar edital).
- O envio do Formulário não garante que o Aluno irá participar das Oficinas de Iniciação Teatral. Será realizado um processo de seleção coordenado pelos professores que ministrarão as atividades das Oficinas.
- Em caso de dúvida, por favor, entre em contato pelo e-mail contato@fundacaosimao.org.br .

Fazer Inscrição

Baixar Autorização